26 novembro 2009

Livre-arbítrio!

«Se ter livre-arbítrio é poder fazer aquilo que desejamos e está ao nosso alcance, então os cães também têm livre-arbítrio.» Concordas? Porquê?

Arte de Pensar, pag. 94

A experiência da liberdade!

A evolução deu-nos uma forma de experiência da acção voluntária onde a experiência da liberdade, isto é, a experiência do sentido de possibilidades alternativas, está inserida na genuína estrutura do comportamento humano consciente, voluntário e intencional. Por essa razão, creio, nem esta discussão nem qualquer outra alguma vez nos convencerá de que o nosso comportamento não é livre.

John Searle, Mente Cérebro e Ciência

Compatibilismo

Se alguém prediz que eu vou fazer alguma coisa, posso muito bem não fazer essa coisa. Ora bem, este tipo de opção não está à disposição dos glaciares que se movem pelas montanhas abaixo ou das bolas que rolam em planos inclinados, ou dos planetas que se movem em torno das suas órbitas elípticas.
Estamos perante um enigma filosófico característico. Por um lado, um conjunto de argumentos muito poderosos força-nos à conclusão de que a vontade livre não existe no Universo. Por outro, uma série de argumentos poderosos baseados em factos da nossa própria experiência inclina-nos para a conclusão de que deve haver alguma liberdade da vontade, porque aí todos a experimentamos em todo o tempo.
Há uma solução corrente para este enigma filosófico. Segundo essa solução, a vontade livre e o determinismo são perfeitamente compatíveis entre si. Naturalmente, tudo no Mundo é determinado mas, apesar de tudo, algumas acções humanas são livres. Dizer que são livres não é negar que sejam determinadas; é afirmar que não são constrangidas. Não somos forçados a fazê-las: assim, por exemplo, se um homem é forçado a fazer alguma coisa porque lhe apontam uma arma, ou se sofre de alguma compulsão psicológica, então, a sua conduta é genuinamente não livre. Mas se, por outro lado, ele age livremente, se age, como dizemos, por sua livre vontade, então, o seu comportamento é livre. Claro está, é também completamente determinado, uma vez que cada aspecto do seu comportamento é determinado pelas forças físicas que operam sobre as partículas que compõem o seu corpo, tal como operam sobre todos os corpos no universo. Assim, a conduta livre existe, mas é apenas um cantinho do Mundo determinado — é este canto do comportamento humano determinado onde certos tipos de força e de compulsão estão ausentes.
Ora bem, porque esta concepção afirma a compatibilidade da vontade livre e do determinismo recebe habitualmente o nome de «compatibilismo». (…)

John Searle, Mente Cérebro e Ciência

21 novembro 2009

Rede Conceptual da Acção Humana - Apresentação "Acção e Explicação"

Clica na imagem para aceder à apresentação

Porque negam os deterministas radicais a liberdade?


O problema acerca da existência de liberdade humana pode ter a seguinte formulação preliminar. Os desejos e crenças de uma pessoa (o seu comportamento, portanto) é causado por coisas que estão fora do seu controle. Não escolheu livremente os seus genes ou a sequência de circunstâncias em que cresceu. Se não os escolheu livremente, porquê afirmar que o seu comportamento provém de uma escolha livre da sua parte? Como tornar essa pessoa responsável por acções causadas por acontecimentos sobre os quais não detém qualquer controle? Essa pessoa não parece mais livre do que um computador; sucede que um computador age como age porque foi programado para o fazer.
Outra maneira de encarar o problema consiste em notar uma característica presente no quadro causal acima indicado. Suponha-se que o nosso comportamento é o produto das nossas crenças e desejos tal como o comportamento do computador resulta de um programa. Há uma característica da situação em que o computador se encontra que parece caracterizar a situação em que nos encontramos. Conforme o programa, o computador pode comportar-se de maneira diferente. Suponha-se que alguém programou um computador para somar dois números. Isto significa que se os dados de partida forem 7 e 5, o resultado só pode ser 12. O computador não pode agir de outra maneira.
Será que, a este respeito, somos como os computadores? Dados os desejos e crenças que actualmente temos, não será inevitável que façamos precisamente o que fazemos? As nossas crenças e desejos deixam em aberto o que fazemos tanto quanto um programa de computador deixa em aberto o que o computador é capaz de fazer. Este facto acerca do computador — e acerca de nós próprios caso sejamos como o computador — parece implicar que não somos livres. A razão é que se uma acção foi praticada livremente, seria possível ao agente agir de modo diverso. Se é livremente que levo aos lábios uma chávena de chá, deveria ter sido possível não o fazer. Mas, dadas as minhas crenças e desejos, não podia ter deixado de levar aos lábios a chávena de chá. As nossas acções são as consequências inevitáveis das mentes que possuímos, como o comportamento do computador é a consequência do seu programa. (...)

Elliot Sober



Tradução de Paulo RuasCore Questions in Philosophy (Prentice-Hall, 2001).



Podes ler mais aqui

19 novembro 2009

Assim foi o Dia Mundial da Filosofia na nossa escola!




O testemunho pessoal ou documental de homens (infelizmente muitos mais homens do que mulheres) que, com uma atitude verdadeiramente crítica e filosófica, dedicaram (e por vezes até perderam) uma vida inteira à interrogação, ao questionamento de problemas que foram e continuam a ser a essência da vida humana e do mundo em que vivemos deve suscitar em nós uma grande admiração. Pitágoras, Sócrates, Aristóteles, Descartes, Marx, Nietzshe, Sartre e tantos outros filósofos fizeram o mundo "pular e avançar" e legaram um património de conhecimento incalculável para a humanidade que não podemos desestimar. É assim a Filosofia. Incompreendida por uns, menosprezada por outros mas, diga-se em abono da verdade, valorizada pelos mais sensatos. Por aqueles que consideram que a filosofia é não só um, entre muitos outros, modos de o homem interpertar a realidade, o mundo, mas também de o transformar. Foi esse o apelo que fez Karl Marx há mais de 100 anos: "Os filósofos até agora limitaram-se a interpretar o mundo. De agora em diante é preciso, pelo contrário, transformá-lo".
É este sentimento de que a filosofia "não deixa tudo tal e qual" que pode ficar na comemoração do Dia Mundial da Filosofia na nossa escola. Depois de um contacto (embora generalista) com o pensamento de muitos filósofos, depois de trazermos a filosofia para a rua, de "obrigarmos" colegas e professores a pensar porque é que "O mundo sensível é uma ilusão" (Parménides) ou porque é que "Deus está morto" (Nietzshe) ou ainda porque é que "Cada homem deve inventar o seu caminho" (Sartre) há que vestir genuinamente a camisola da filosofia. Se o fizermos teremos, no futuro, um mundo melhor!
Obrigado a todos os alunos e professores que colaboraram na iniciativa. Aqui ficam algumas fotos.
Sérgio Cortinhas

Sugestão de correcção exercícios do Manual pag.79

1. – O determinismo é a tese de que todos os acontecimentos estão causalmente determinados pelos acontecimentos anteriores e pelas leis da natureza (todos os acontecimentos têm uma causa).
2. – Dizer que um acontecimento está causalmente determinado significa que esse acontecimento não poderia ter ocorrido se não tivessem ocorrido as causas que lhe deram origem e se as leis da natureza não fossem como são.
– Quando chove, esse acontecimento não teria ocorrido se não se tivesse dado as causas
que estão na sua origem e se, por exemplo, as leis da condensação fossem diferentes.
- Um acidente de viação não teria ocorrido se o condutor não estivesse alcoolizado.
3. – Uma cadeia causal é uma sequência encadeada de causas e efeitos.
4. – O livre-arbítrio é a capacidade para decidir ou arbitrar em liberdade.
6. – Um conjunto de estados de coisas é compatível quando todos os estados de coisas
do conjunto podem ocorrer simultaneamente. Uma teoria filosófica sobre o livre arbítrio é compatibilista se defender a compatibilidade entre o livre-arbítrio e o determinismo.
Um conjunto de estados de coisas é incompatível quando os estados de coisas do conjunto
não podem ocorrer simultaneamente. Uma teoria filosófica sobre o livre-arbítrio é incompatibilista se defender a incompatibilidade entre o livre-arbítrio e o determinismo.
7. – Significa que se trata de saber se o livre-arbítrio pode coexistir com o determinismo
que observamos na natureza.
8. – Pode defender o determinismo radical (não há livre-arbítrio) ou o compatibilismo (há livre-
-arbítrio).

17 novembro 2009

Dia Mundial da Filosofia - o cartaz!


Dia Mundial da Filosofia

Veste a camisola da Filosofia!


O Departamento de Ciências Sociais e Humanas (grupo de Filosofia) promove, na próxima quinta-feira, dia 19 de Novembro, a comemoração do Dia Mundial da Filosofia no Externato Infante D. Henrique. Nesse dia realizar-se-á a actividade “Veste a Camisola da Filosofia!”.
Para que os alunos “vistam” a camisola da filosofia foram elaboradas t-shirts onde foram estampadas citações de alguns dos mais importantes filósofos desde a época antiga até à época contemporânea.
Assim, esta actividade será o culminar de um trabalho de pesquisa e criatividade dos alunos que, desde o início do ano lectivo pesquisaram citações dos diferentes filósofos, organizaram a respectiva biografia e procuraram compreender melhor o seu pensamento dos filósofos. No total foram estampados quinze modelos diferentes de t-shirts, correspondentes ao mesmo número de citações/filósofos. As t-shirts serão expostas no exterior da escola e vendidas a um preço simbólico, juntamente com uma curta biografia do respectivo filósofo.
Por outro lado, os alunos “vendedores” deverão estar preparados para explicar aos “clientes” o contexto da frase e pensamento do respectivo filósofo.
Com esta actividade o grupo de Filosofia pretende, além de comemorar o Dia Mundial da Filosofia, mostrar a importância da Filosofia na actualidade, divulgar a história do pensamento filosófico, despertar o gosto pela filosofia/filosofar e desenvolver a criatividade.
Nesta actividade o grupo de filosofia contou com a colaboração da Direcção Pedagógica da escola e dos professores Pedro Monteiro e Pedro Miranda, do Curso Profissional Multimédia, que elaborou o design das t-shirts.

O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela UNESCO durante a 33ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO) e começou a comemorar-se em 2007.

05 novembro 2009

Proposta bibliográfica

Elementos da Filosofia Moral,
de James Rachels

É uma das melhores introduções à filosofia moral
abordando temas interessantes e de forma clara,
apresentando problemas, teorias e argumentos
relacionados com o modo como devemos viver a vida.
Para complementar o estudo sobre a
Teoria do Egoísmo Psicológico deves ler o capítulo 5º (pag. 97-110)
Mais informação sobre este livro AQUI

03 novembro 2009

Morreu Claude Levi-Strauss

Morreu ontem um dos maiores pensadores do século XX: Claude Levi Strauss, antropólogo e filósofo francês (nascido em Bruxelas), considerado o pai do estruturalismo. Strauss foi também um crítico do etnocentrismo e um precursor intelectual do movimento ecologista. Este intelectual chegou a ser professor de Filosofia mas foi a nível da antropologia que se notabilizou.

02 novembro 2009

Filosofia e automóveis

Podemos justificadamente confiar nos travões, na direcção e no motor, uma vez que sempre funcionaram bem até agora; mas esta confiança pode ser completamente injustificada: os travões podem ter uma deficiência e falharem precisamente quando precisamos deles. Analogamente, os princípios nos quais a nossa vida se baseia podem ser inteiramente sólidos; mas até os termos examinado, não podemos ter a certeza disso.

Nigel Warburton, Elementos Básicos de Filosofia

O Vídeo da Semana

Será um dia bonito.
Já tens o teu bilhete?

Programação das AULAS DE FILOSOFIA - RTP Madeira com o Prof. Rolando Almeida

Podes aceder às aulas de Filosofia da RTP Madeira, lecionadas pelo Prof. Rolando Almeida (na foto), acedendo aos links abaixo.  TELENSINO (R...