30 maio 2007

A ciência, o poder e os riscos


“A ciência pode ensinar-nos como fazer bombas atómicas ou manipulações genéticas, mas não pode responder à questão moral: devemos ou não fabricar engenhos nucleares ou empreender um programa de manipulações genéticas? A própria decisão de “fazer ou não ciência” também não é do domínio da ciência ”.
Hubert Reeves, “Malicorne, Reflexões de um observador da natureza”
Analise o poder e os riscos da ciência a partir do texto de Hubert Reeves.

2 comentários:

Anónimo disse...

A ciência, desde o século XVII, permitiu à humanidade realizar enormes progressos, nomeadamente no controlo e exploração da natureza. As suas descobertas e invenções moldaram as nossas sociedades actuais. Para o bem e para o mal. Muitas aplicações se por um lado permitiram minorar o sofrimento humano, por outro, contribuíram também para aumentar a capacidade destrutiva dos aparelhos militares ou a degradação da vida na terra. As suas implicações morais são por demais evidentes para que as possamos ignorar.Continua a ser frequente encarar-se a ciência como neutral. Um cientista ou um inventor teria apenas um único compromisso e pelo qual teria apenas responsabilidade: Descobrir tudo o que pode ser descoberto. Experimentar tudo aquilo que pode ser experimentado. No século XX muitas descobertas e experiências levadas a cabo, mostram que não era possível continuar a sustentar o princípio da neutralidade da ciência e da técnica:
-A ciência está hoje, em muitos domínios, claramente ao serviço das estratégias do poder ou do aumento dos lucros das multinacionais;
-Muitas experiências científicas tem assumido formas condenáveis ao reduziram seres humanos a meras cobaias. As experiências realizadas durante a 2ª. Guerra Mundial, nos campos de concentração alemães, estão longe de constituírem casos isolados.
Uma das questões que está hoje em causa, não é apenas os riscos da ciência, mas também a necessidade de se estabelecerem limites para as experiências científico-tecnológicas.

Carlos Martins 1oºB

Anónimo disse...

A ciência pode ensinar muitas coisas até como lidar com o mundo mas apesar disso tráz mutos inconvenientes.
Não podemos negar o impacto que a ciência permitiu melhorar as condições de vida o que permite uma maior esperança média de vida, libertou os seres humanos de muitas tarefas rotineiras, pesadas e escravizantes permitiu tambem o avanço da medicina o que é bom.
a pesarde todos estes aspectos positivos a ciência tambem desenvolveu aspectos negativos como o fabrico de armas muito destrutivas e ameaçadoras para a humanidade. Concordo que o homem deve estar sempre a procura do saber mas de forma racional e controlada.

Andreia Filipa Carvalho Sousa
11ºD

Programação das AULAS DE FILOSOFIA - RTP Madeira com o Prof. Rolando Almeida

Podes aceder às aulas de Filosofia da RTP Madeira, lecionadas pelo Prof. Rolando Almeida (na foto), acedendo aos links abaixo.  TELENSINO (R...